Ortodontia

O que é?

Ortodontia e Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que visa prevenir, diagnosticar e tratar os problemas de má oclusão e os desequilíbrios entre os dentes e a face.

O que são más oclusões?

Má oclusão é o erro no posicionamento dos dentes e/ou das bases onde os dentes estão inseridos.

Quais os problemas que a má oclusão pode ocasionar?

Má estética – maior queixa dos pacientes – mas a boa estética é consequência de uma função normal.
Poderemos ter também dores na articulação da mandíbula, desgastes dentários, retrações gengivais, assimetrias faciais, prognatismo, retrognatismo e outros.

ProblOrtod_

Quais são os tipos de aparelho?

Podemos utilizar vários dispositivos móveis e fixos para realizarmos a movimentação ortodôntica.
Mas, após os 12 anos de idade, o aparelho ortodôntico fixo é o dispositivo de maior eficiência e precisão, na grande maioria dos casos. Antes dos 12 anos veja nossa página sobre Ortopedia Funcional.

Como é o aparelho fixo?

Basicamente o aparelho fixo consiste em: Braquetes, Arcos e Dispositivos Ativos e Passivos.

Braquetes – são acessórios colados sobre os dentes. Ao leigo parece que os bráquetes são “todos iguais”, mas cada um tem o que chamamos de prescrição, ou seja, ele é construído para deixar cada dente na sua altura inclinação e torque ideais segundo um determinado autor. Temos dezenas de autores de prescrição e dezenas de fabricantes e modelos de braquetes, o que nos dá centenas de tipos de braquetes. Cabe a cada profissional escolher o braquete mais indicado para cada caso e estabelecer eventuais individualizações de sua instalação.

– Braquetes Autoligados – são braquetes onde os anéis de borracha que prendem os arcos são substituídos por tampas metálicas deslizantes.
Têm sua melhor indicação para fechamento de espaços muito amplos.
Utilizados por mim desde 2003, na época em que foram lançados seus autores diziam serem mais rápidos que os outros, o que não foi comprovado na minha prática clínica, somente a partir de 2011 é que encontramos na literatura a comprovação estatística de que os autoligados não são mais rápidos do que os outros.

– Braquetes estéticos – são bráquetes que aparecem menos que os metálicos. Temos 2 tipos mais usados:
Cerâmicos ou Safira – respectivamente da cor do dente ou transparentes
Lingual – braquetes metálicos colados por trás dos dentes
Leia mais na nossa página de Ortodontia Estética

– Arcos Ortodônticos – são acessórios que utilizamos para a movimentação dentária que são inseridos nos braquetes. São fabricados em diversas espessuras e em diversas ligas metálicas, cada qual com suas características. Têm sua indicação conforme a força e o movimento desejado
Os Arcos são muito importantes para a realização de movimentos individualizados, pois mesmos bons braquetes perfeitamente instalados requerem, em boa parte das vezes, que o ortodontista posicione adequadamente alguns dentes por meio de dobras nos arcos.

– Dispositivos Ativos – são dispositivos utilizados para a movimentação adequada de dentes pela liberação de forças em sentido adequado.
Os mais frequentes são molas e elásticos.

– Dispositivos Passivos – são dispositivos utilizados para ancoragem, ou seja, para evitar que os dentes posteriores migrem para anterior.
Os mais mais utilizados são mini-implantes, barras de ancoragem e o arco extrabucal (quase sem uso hoje em dia).

Quais são os objetivos do tratamento ortodôntico?

Este tem por finalidade melhorar a saúde geral da boca, restabelecer a função, a estética e conseguir a harmonia e o equilíbrio da face e dos dentes. Um sorriso bonito e saudável pode aumentar a auto estima e melhorar a qualidade de vida da pessoa.